quarta-feira, junho 05, 2013

CHEGOU O TÃO ESPERADO JUNHO, É FESTA!

O mês de junho é festivo e festa junina é sinônimo de variedade e fartura, para o nordestino é o momento de agradecer pelas chuvas e pela colheita.


Como é época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades são feitos deste alimento. Entre as deliciosas preparações encontramos: pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, etc. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio das comemorações o arroz doce, bolo de amendoim, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, batata doce, etc.

Vamos conhecer a importância dos alimentos típicos das festas juninas.

O milho é bastante rico em sais minerais, vitaminas e proteínas. Consumido até por quem tem problemas digestivos, pois é de fácil digestão. Fornece energia por ser ótima fonte de carboidratos, também possui outros nutrientes como caroteno, cálcio, ferro, enxofre e vitamina C. Combate a anemia, desnutrição, reduz coleterol e hipertensão arterial.

A mandioca também conhecida como macaxeira, aipim, aipi, maniva e castelinha, é consumida no mundo inteiro, sendo utilizado em diversas preparações, como a tapioca, o polvilho (doce ou azedo), farinhas, pratos feitos com as folhas (como maniçoba, de origem amazônica). A planta é encontrada em diversas variedades, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-amarga (mandioca-brava), segundo a presença e concentração de ácido cianídrico. Tal substância pode causar náuseas, vômitos, sonolência e até mesmo a morte, fazendo-se necessária a cocção adequada para desativar seu veneno.

Nutricionalmente falando, a raiz da mandioca destaca-se como uma excelente fonte de carboidratos, apresentando elevado valor energético. Possui ainda, sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas do complexo B. Por outro lado as folhas cruas apresentam substâncias antinutricionais que atrapalham na absorção dos demais nutrientes consumidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário