quarta-feira, agosto 13, 2014

Nossa cultura é rica, e falando de alimentação, recebemos influência de diversos povos, entre elas a africana.



Influência africana na culinária brasileira       
Você sabia que os negros africanos deram uma importante contribuição para a  culinária brasileira? Eles introduziram ingredientes diferentes como  leite  de coco-da-baía, o azeite de dendê, a pimenta malagueta. Com eles descobrimos o feijão preto, aprendemos a fazer acarajé, vatapá, caruru, mungunzá, angu, pamonha e muito mais!
Os portugueses traziam da Europa os ingredientes para fazerem suas comidas. A comida reservada para os escravos  era pouca. Eles se alimentavam dos restos que sobravam dos senhores. Mas, com criatividade, faziam comidas gostosas. Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as sobras. Pés, orelhas, carne seca, rabos, costelinhas e outras partes do porco, misturadas ao feijão preto, deram origem à nossa tradicional feijoada.
A culinária  africana para a nossa cultura é tão importante que o acarajé virou patrimônio nacional. Vejam quanta coisa gostosa:
Abará
Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água.
Acaçá
Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira.
Quibebe
Prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora.
Acarajé
Bolo de feijão temperado e moído com camarão seco, sal e cebola, frito no azeite de dendê.
Mungunzá
Feito  de milho em grão e servido doce (com leite de coco) ou salgado  com leite.
Vatapá

Papa de farinha-de-mandioca com azeite de dendê e pimenta, servida com peixe e frutos do mar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário