Há muitas pessoas que se preocupam em manter sempre as suas unhas "bem feitas" pintadas com as cores da moda. Mas, você sabia que a aparência das unhas pode indicar problemas de saúde?
Através da análise das unhas é possível diagnosticar algumas doenças consequentes da deficiência de circulação e de nutrientes como a anemia. Para isto é preciso observá-las sempre. Por exemplo, quando a unha está muito quebrada ou quebra com facilidade pode ser sinal de alguma doença da glândula Tireóide ou anemia. Quando a unha está descolando pode favorecer a infecções secundárias por presença de fungos e bactérias, ou serem secundárias a traumatismos e uso de medicamentos. A unha amarelada pode indicar doença respiratória e do fígado e se a unha está avermelhada pode ser problema de circulação.
Para manter a saúde das unhas é necessário mantê-las sempre limpas e cortadas e dar uma folga ao esmalte de vez em quando. A cada quatro, cinco dias, deve-se retirar o esmalte e de preferência deixar em torno de dois a três dias essa unha sem a cobertura do esmalte, para ela poder "respirar".
A cor natural das unhas é um rosa clarinho, ela não deve estar descolando, sem sinais de infecção, sem inchaço, sequinhas.
Conheça a onicomicose (micose da unha), ela é causada por fungos e as fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminadas. Vejam:
Nenhum comentário:
Postar um comentário